Um jeito simples e divertido de aprender a programar!

ProgramEB

Quem disse que 
aprender a programar precisa ser chato?

Nós do ProgramEB temos como objetivo facilitar o ensino de lógica de programação na educação básica. Buscamos desenvolver habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisões e a criatividade. Para isso, procuramos sempre as melhores abordagens, linguagens e ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Para isto, elaboramos materiais didáticos e aplicamos cursos para o apoio ao ensino de Lógica de Programação na educação básica.

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Como chegamos lá!

O ProgramEB tem como principal objetivo facilitar o processo de ensino-aprendizagem da lógica de programação.

ANÁLISES

No início, tudo era apenas uma ideia. A partir daí, diversas pesquisas e análises  foram realizadas a fim de encontrar a melhor forma de abordar o pensamento computacional e a lógica de programação para crianças.

PREPARAÇÃO

Era um novo mundo, não sabíamos como nos comunicar com eles. Então, procuramos nos preparar! Estudos, palestras, discussões, workshops com profissionais pedagogos, tudo isso tem nos ajudado na tentativa de entender e nos comunicar de forma eficaz.

PLANEJAMENTO

Analisamos e nos preparamos, mas não poderíamos agir sem um plano. Portanto, demos o nosso melhor a fim de planejar as atividades e deixar tudo nos conformes para seguir avante.

APLICAÇÃO

Tudo pronto, hora de agir! Com todo material em mãos, fomos à escola e executamos nosso plano! Está dando certo e estamos aqui para compartilhar nossa história e materiais.

Planos de Aula

Gostou da nossa ideia?
Faça o download dos nossos planos e divirta-se junto com sua turma!

Programando a Amarelinha

A ideia é que a criança possa aprender a importância de se comunicar com clareza e transparência, a fim de ser plenamente compreendido.

Programando o Tangram

O objetivo desta aula é se aprofundar no conceito de algoritmo, visando o detalhamento e execução das instruções, além do trabalho em equipe.

Robotizen 

As crianças irão aprender conceitos mais avançados, como tomada de decisão, laços de repetição  e funções, por meio de um jogo simples e intuitivo.

Equipe ProgramEB

Conheça aqueles que, dos bastidores, fazem tudo acontecer!

Thaise Kelly

Professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. Possuo graduação em Ciência da Computação (2006), mestrado em Informática (2008) e doutorado em Modelos de Decisão em Saúde (2017) pela UFPB. Gosto de trabalhos e pesquisas com ênfase em: jogos, Realidade Virtual e ambientes multimídia para apoio educacional; além do interesse pelo ensino de Computação na Educação Básica.

Pasqueline Scaico

Professora na área de Computação, apaixonada pelo que faz há 17 anos. Sua formação é um mosaico construído por várias universidades: UFCG, UPFE e University of Wisconsin-Madison. Através de cada experiência com seus alunos, compreendi que o que há de mais importante para um educador é evoluir, o que ocorre aprendendo a ler outras pessoas. Meus interesses atuais são: pesquisa qualitativa na área de ensino de programação, jogos e trajetórias de aprendizagem.

José Falcão



Estudante de Licenciatura em Ciência da computação na Universidade Federal da Paraíba, entusiasta de novas e futuras tecnologias, possuindo interesse em áreas como: Realidade Aumentada e Virtual, Desenvolvimento de Jogos, Machine Learning e Data Science.

Igor Dantas

Estudante de Licencitura em Ciência da Computação na UFPB, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática pelo IFPB e professor da área de informática na ECIT João Goulart em JP. Louco por novos desafios, adoro lecionar e estou sempre tentando entender melhor como funciona as pessoas funcionam. Meus interesses atuais são: desenvolvimento web, inteligência artificial, empreendedorismo e psicologia comportamental.

Douglas Emiliano

Estudante de Licenciatura em Ciência da Computação na UFPB e Publicitário pela UNIBRA – PE. Apaixonado por design , tecnologia e como os dois juntos podem afetar significadamente a experiência do usuário.   Atualmente tenho interesse em desenvolvimento web e mobile, UX design, Interação humano-computador, gamificação computação gráfica e tudo que envolva jogos.

Lucas Emanoel

Estudante de Licenciatura em Ciência da Computação na UFPB. Apaixonado por novos desafios e aventureiro nos conhecimentos coletados ao longo dos anos. Sou também admirador das novas tecnologias e seus desafios. Tenho como áreas de interesse a pesquisa voltada para o desafio do ensino de computação, desenvolvimento web e engenharia de software.

Jeferson Alves


Estudante de Licenciatura em Ciência da Computação na UFPB. Áreas de interesse: Desenvolvimento Web e Business Intelligence.

Enos Francisco

Estudante de Licenciatura em Ciência da Computação na UFPB. Atualmente interessado nas áreas de: desenvolvimento web, desenvolvimento mobile, pensamento computacional e empreendedorismo.

Artur Neto

Descrição Artur: Estudante de Bacharelado em Sistemas de Informação na UFPB. Atualmente interessado nas áreas de: desenvolvimento web, desenvolvimento mobile.

Aline Carvalho

Psicopedagoga (UFPB), Mestre em Psicologia Social (UFPB) e Especialista em Educação Inclusiva(CINTEP). Atualmente é doutoranda em Psicologia Social (UFPB) e aluna de licenciatura em Pedagogia na mesma instituição. Suas principais áreas de interesse são Psicometria, Educação, Psicopedagogia e Psicologia Social.

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